Indicadores Financeiros

 

Indicadores Financeiros: O que são, os principais e como analisar

O Que São Indicadores Financeiros?

São métricas e mecanismos para coletar e gerar informações financeiras sobre uma determinada situação. No caso de um negócio, os indicadores financeiros servem para demonstrar quão saudável é um determinado empreendimento.


Qual a importância dos Indicadores Financeiros?

Para se manter em um mercado tão concorrido e crescer de forma sustentável, é fundamental que as empresas tenham um controle rigoroso de suas finanças e, dessa forma, evitar passar por alguma dificuldade em manter suas atividades. Para que isso ocorra, uma excelente alternativa é fazer análises precisas dos indicadores financeiros do negócio. 

É importante ressaltar que não existe indicador infalível. Todos têm falhas, limitações e o empreendedor ou investidor deve saber disso. Para revelar informações que demonstrem a real situação da empresa, o indicador também precisa coletar e processar os dados corretos. As fontes são os relatórios e demonstrativos da empresa, como DRE, balancetes e balanço patrimonial.

 

Quais são os principais Indicadores Financeiros?


Margem Bruta

Mede o lucro bruto de um negócio em valor percentual.

A fórmula de cálculo é a seguinte:

o    Margem Bruta = Lucro Bruto / Faturamento * 100.

 

Para encontrar o lucro bruto, basta subtrair do faturamento o custo das mercadorias ou produtos vendidos. Feito isso, o passo seguinte é dividir o lucro pelo faturamento e multiplicar por 100 para achar o valor em percentual. O indicador financeiro margem bruta tem como objetivo aferir a eficiência da empresa em relação às vendas.

Quanto maior a margem, melhor.

Margem EBITDA

Trata-se de um indicador de rentabilidade que visa descobrir o quanto a empresa é eficiente e rentável considerando seus resultados operacionais.

Esta é a fórmula usada para o cálculo da margem EBITDA:

o    Margem EBITDA = EBITDA/ Faturamento * 100.

 

Quanto maior a margem EBITDA, mais eficiente é a empresa em gerar lucro e valor a seus sócios e acionistas, considerando sua atividade principal.

Margem Líquida

É um indicador financeiro de rentabilidade que mede o lucro líquido de uma empresa em valor percentual. Ele considera todas as despesas diretas e indiretas, como os custos relacionados à prestação de serviços e produção ou venda de produtos.

A fórmula utilizada para encontrar a margem líquida é a seguinte:

o    Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Líquida*100.

 

Primeiro apura-se o lucro líquido, ou seja, o dinheiro que efetivamente sobra após deduzidos todos os custos e despesas. Em seguida, divide-se o lucro líquido pela receita líquida e multiplica por 100 para achar o valor em percentual.

Custos Fixos E Custos Variáveis

Os custos de uma empresa são diferentes de despesas. Custos estão relacionados à atividade-fim, como mercadorias, matéria-prima, funcionários da fábrica, dentre outros. Despesas são gastos que não têm relação direta com a atividade-fim, como funcionários do administrativo, conta de telefone e material de limpeza. Os custos de uma empresa, aqueles indispensáveis ao seu funcionamento, podem ser fixos ou variáveis.

Custo fixo é aquele gasto que se mantém inalterado mês após mês, independentemente das oscilações na produção ou venda. A folha de pagamento dos operários de linha de produção, por exemplo, é um custo fixo. Mesmo que a produção caia em alguns períodos e aumente em outros, se não houver novas contratações, o gasto da folha de pagamento permanecerá.

Margem De Contribuição

Margem de contribuição é o valor que sobra das vendas ao descontar os custos e as despesas variáveis, geralmente usados para pagar custos e despesas fixas do negócio e gerar lucro. Por isso, também pode ser chamado de lucro bruto ou ganho bruto sobre as vendas. Agora que entendemos o conceito desse indicador, precisamos entender a sua fórmula.

Ela é bem simples, veja:

o   MC = PV – CV

Onde:

·         MC – Margem de Contribuição;

·         PV – Preço de Venda;

·         CV – Custo variável do produto;

 

Lucro é o quanto um negócio ganha com a venda de determinado produto, mercadoria ou serviço.

Margem de contribuição é o indicador que diz por quanto é preciso vender os produtos/serviços para obter lucro.

Ponto De Equilíbrio

O ponto de equilíbrio marca o momento em que o faturamento se iguala aos custos e despesas. Representa a quantidade mínima exigida de receitas para que a empresa cubra todos os custos sem registrar prejuízo. O resultado deve ser sempre o menor possível, diferentemente do que ocorre com as margens de lucro (quanto maior, melhor).

Três informações são necessárias para calcular o ponto de equilíbrio:

  1. Margem de contribuição em percentual
  2. Custos fixos
  3. Despesas fixas.

Ao dividir o total de despesas e custos fixos pela margem de contribuição em percentual, a empresa descobre o faturamento mínimo necessário para chegar no zero a zero.

A fórmula de cálculo é a seguinte:

o    Ponto de equilíbrio = (custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição em percentual.

Ticket Médio

O ticket médio é um indicador de performance interna, que avalia basicamente a aceitação dos produtos e serviços de uma empresa perante seus clientes.

Para descobrir o resultado, basta dividir o faturamento do período pelo número de vendas, conforme a fórmula a seguir.

o    Ticket médio = faturamento total / número de vendas.

 

O melhor ticket médio é sempre o maior possível.


Precisa de ajuda com os indicadores da sua empresa? Entre em contato comigo!

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