Indicadores Financeiros
Indicadores
Financeiros: O que são, os principais e como analisar
O Que São Indicadores Financeiros?
São métricas e mecanismos para coletar e gerar informações financeiras sobre uma determinada situação. No caso de um negócio, os indicadores financeiros servem para demonstrar quão saudável é um determinado empreendimento.
Qual a importância dos Indicadores Financeiros?
Para se manter em um mercado tão
concorrido e crescer de forma sustentável, é fundamental que as empresas tenham
um controle rigoroso de suas finanças e, dessa forma, evitar passar por alguma
dificuldade em manter suas atividades. Para que isso ocorra, uma excelente
alternativa é fazer análises precisas dos indicadores financeiros do negócio.
É importante ressaltar que não
existe indicador infalível. Todos têm falhas,
limitações e o empreendedor ou investidor deve saber disso. Para revelar informações
que demonstrem a real situação da empresa, o indicador também precisa coletar e
processar os dados corretos. As fontes são os relatórios e demonstrativos
da empresa, como DRE, balancetes e balanço
patrimonial.
Quais são os principais Indicadores Financeiros?
Margem Bruta
Mede
o lucro bruto de um negócio em valor percentual.
A fórmula de cálculo é
a seguinte:
o
Margem Bruta = Lucro
Bruto / Faturamento * 100.
Para encontrar o lucro
bruto, basta subtrair do faturamento o custo das mercadorias ou produtos
vendidos. Feito isso, o passo seguinte é dividir o lucro pelo faturamento
e multiplicar por 100 para achar o valor em percentual. O indicador financeiro
margem bruta tem como objetivo aferir a eficiência da empresa em relação às vendas.
Quanto maior a margem,
melhor.
Margem EBITDA
Trata-se de um indicador de
rentabilidade que visa descobrir o quanto a empresa é eficiente e
rentável considerando seus resultados operacionais.
Esta é a fórmula usada
para o cálculo da margem EBITDA:
o
Margem EBITDA =
EBITDA/ Faturamento * 100.
Quanto maior a margem
EBITDA, mais eficiente é a empresa em gerar lucro e valor a seus sócios e
acionistas, considerando sua atividade principal.
Margem Líquida
É um indicador financeiro de rentabilidade
que mede o lucro líquido de uma empresa em valor
percentual. Ele considera todas as despesas diretas e indiretas, como os custos
relacionados à prestação de serviços e produção ou venda de produtos.
A fórmula utilizada
para encontrar a margem líquida é a seguinte:
o
Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita
Líquida*100.
Primeiro apura-se o
lucro líquido, ou seja, o dinheiro que efetivamente sobra após deduzidos todos
os custos e despesas. Em seguida, divide-se o lucro líquido pela receita
líquida e multiplica por 100 para achar o valor em percentual.
Custos Fixos E Custos Variáveis
Os custos de uma
empresa são diferentes de despesas. Custos estão relacionados à atividade-fim,
como mercadorias, matéria-prima, funcionários da fábrica, dentre outros.
Despesas são gastos que não têm relação direta com a atividade-fim, como
funcionários do administrativo, conta de telefone e material de limpeza. Os
custos de uma empresa, aqueles indispensáveis ao seu funcionamento, podem ser
fixos ou variáveis.
Custo fixo é aquele
gasto que se mantém inalterado mês após mês, independentemente
das oscilações na produção ou venda. A folha de pagamento dos operários de linha
de produção, por exemplo, é um custo fixo. Mesmo que a produção caia em alguns
períodos e aumente em outros, se não houver novas contratações, o gasto da
folha de pagamento permanecerá.
Margem De Contribuição
Margem de contribuição é o valor que sobra das
vendas ao descontar os custos e as despesas variáveis, geralmente usados para
pagar custos e despesas fixas do negócio e gerar lucro. Por isso, também pode
ser chamado de lucro bruto ou ganho bruto sobre as vendas. Agora que entendemos o conceito desse
indicador, precisamos entender a sua fórmula.
Ela é bem simples,
veja:
o MC = PV – CV
Onde:
·
MC – Margem de
Contribuição;
·
PV – Preço de Venda;
·
CV – Custo variável do
produto;
Lucro é o quanto um
negócio ganha com a venda de determinado produto, mercadoria ou serviço.
Margem de contribuição
é o indicador que diz por quanto é preciso vender os produtos/serviços para
obter lucro.
Ponto De Equilíbrio
O ponto de equilíbrio
marca o momento em que o faturamento se iguala aos custos e
despesas. Representa a quantidade mínima exigida de receitas para que a
empresa cubra todos os custos sem registrar prejuízo. O resultado deve
ser sempre o menor possível, diferentemente do que ocorre com
as margens de lucro (quanto maior, melhor).
Três informações são
necessárias para calcular o ponto de equilíbrio:
- Margem de contribuição em percentual
- Custos fixos
- Despesas fixas.
Ao dividir o total de
despesas e custos fixos pela margem de contribuição em percentual, a empresa
descobre o faturamento mínimo necessário para chegar no zero a
zero.
A fórmula de cálculo é
a seguinte:
o
Ponto de equilíbrio = (custos fixos + despesas
fixas) / margem de contribuição em percentual.
Ticket Médio
O ticket médio é um
indicador de performance interna, que avalia
basicamente a aceitação dos produtos e serviços de uma empresa perante seus
clientes.
Para descobrir o
resultado, basta dividir o faturamento do período pelo número de vendas,
conforme a fórmula a seguir.
o
Ticket médio = faturamento total / número de
vendas.
O melhor ticket médio
é sempre o maior possível.
Precisa de ajuda com os indicadores da sua empresa? Entre em contato comigo!
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